Mauricio Pestana

Biografia

Sobre Mauricio Pestana

Autor : fabriciotheodoro   Publicado em : 20/07/2018

Maurício Pestana nasceu em Santo André, São Paulo. É jornalista, publicitário, gestor público e cartunista, sendo considerado o cartunista negro de maior sucesso na história do Brasil. Iniciou seus estudos acadêmicos na Fundação Santo André e, posteriormente ingressou na Fundação Cásper Líbero, primeira instituição de jornalismo do País. Sua trajetória profissional começou nos anos de 1980 no Jornal O Pasquim como Cartunista político e depois teve passagem pelos jornais Diário do Grande ABC,Diário Popular e Gazeta Esportiva.

O reconhecimento pela sua trajetória intelectual como jornalista, escritor e cartunista esteve ligado, principalmente com seu ativismo na luta pela igualdade racial no Brasil e, pelos livros publicados mais de 60 obras, entre elas destacam-se:

A Transação da Transição (1985);Negro no Mercado de Trabalho(1986);Educação Diferenciada(1989);Meu Brasil brasileiro(2002);Racista, Eu!?De jeito nenhum (2001);São Paulo Terra de toda Gente(2004);Revolta dos Malês: a saga dos muçulmanos baianos(2010); (2010);Revolta das Chibatas:a revolta cidadã dos marinheiros (2011);2 de Julho: a Bahia na Independência do Brasil (2013); Negro, uma outra história: Aplicando a Lei 10.639 (2014); A Presença Negra e Indígena na Independência do Brasil (2014); Racismo Cotas e Ações Afirmativas (2014).

Entre os países no qual se apresentou como conferencista sobre igualdade, expositor e para lançar livros estão: Estados Unidos, Espanha, França, Portugal, Argentina, Venezuela e Senegal. Em 2007 assumiu a função de Diretor executivo da Revista Raça Brasil, (única revista de circulação nacional direcionada a população negra do Brasil), entre as principais reformas editoriais que realizou, criou a seção Páginas
Pretas, onde mensalmente nos oito anos que esteve a frente da Revista entrevistou dezenas de personalidades do Brasil e do exterior com foco na questão racial.

Foi membro do conselho Deliberativo do Fundo Baobá- Fundo de Equidade Racial, do Conselho Administrativo do Museu Afro Brasil adquiriu, em 2014, o cargo de Secretário Adjunto da Secretaria Municipal da Igualdade Racial da Cidade de São Paulo, Gestão do Prefeito Fernando Haddad, e assumiu em 2015 o cargo de Secretário Que além de outras realizações criou a lei de cotas na cidade de São Paulo, que destina 20% de todos os cargos e concurso público para afro descendentes e idealizou o primeiro fórum São Paulo diverso, encontro que durante três anos consecutivos reuniu centenas de empresas em sua maioria multinacionais como o Google, Microsoft, IBM, iniciativa essa que hoje tem sido reproduzido em todo país e que visa a colocação de negros em cargos estratégicos nas grandes empresas com o apoio do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento. Atualmente o jornalista escreve quinzenalmente para a revista Isto é Dinheiro, dirigi sua empresa a Pestana Arte e Publicações empresa
que desenvolve produtos como cartilha, cartuns, exposições e consultoria de como implantar ações afirmativas nas empresas, além de produzir a Revista Raça e o programa Raça na TV.

 

Acesse e fique por dentro

Acesse e fique por dentro